Resenha sobre Emprendedorismo
Mestrado em Desenvolvimento Local
Empreendedorismo e Plano de Negócios
Aluna: Mônica S. Oliveira
Professora: Silvia Melo
Resenha
COSTA, Alessandra Mello.; BARROS, Denise Franca.; CARVALHO, José Luis. A Dimensão Histórica dos Discursos do Empreendedor e do Empreendedorismo. Disponível em .
Na introdução o texto discorre sobre as diferentes interpretações do papel do empreendedor ao longo da evolução do capitalismo e trás conceitos de autores e suas contribuições acadêmicas sobre o tema. Para os autores o discurso acerca do empreendedorismo e do papel do empreendedor como agente de desenvolvimento econômico não é neutro, pois são influenciados e ao mesmo tempo construídos pelas relações sociais. Sendo o discurso acerca do tema não apenas o que traduz as lutas ou os sistemas de dominação, mas aquilo pelo que de fato se luta.
Apesar de muitos considerarem o empreendedorismo como um fenômeno relativamente recente, devido ao destaque do tema a partir do século XX, é possível resgatar no texto co-relação entre a formação do capitalismo e o empreendedorismo ao se considerar que as características empreendedoras, guardadas as devidas temporalidades, estavam presentes desde a Revolução Industrial, essa interação capitalismo- empreendedorismo é analisada a partir da expansão nas atividades comerciais, empresariais e manufatureiras.
Autores como Cantillon, Say e Sombart acabaram por destacar características inerentes ao individuo empreendedor, que são atemporárias como seu posicionamento em assumir riscos, o “tino comercial”, a percepção em avaliar e introduzir novos produtos/serviços ou ainda em modificar os já existentes adequando-os as necessidades do momento. Essas características já se encontravam presentes na formação do capitalismo, tendo inclusive contribuído para o sucesso do mesmo.
A expansão do mercado capitalista, que entre outras características estimula a livre concorrência de mercado, corroborou com o desenvolvimento de competências