O PAPEL DO CONTROLE NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL
O controle é uma variável que tem substancial importância nos estudos sobre as organizações. É difícil imaginar a existência de qualquer organização sem a presença dessa função administrativa. O controle é uma ferramenta de auxílio do administrador para o alcance do desempenho da organização.
O controle deve procurar ser o mais abrangente possível e não deve ser visto sob a ótica equivocada de atrapalhar as ações administrativas; pelo contrário, ele é reconhecido com uma importante função para a Administração alcançar seus fins.
Drucker (1975) destaca que o controle é um instrumento da administração, visando o acompanhamento do trabalho e não do trabalhador. Para alguns autores, dentro de uma forma moderna de administrar, o controle deixa de ser encarado como um processo coercivo e repressivo, e assume funções de destaque na orientação e planejamento das organizações.
Com o exercício da função de controle pode-se obter a mensuração e a avaliação dos resultados do esforço efetuado por meio das demais funções administrativas: planejamento, organização e direção.
4.1 O CONTROLE – CONCEITOS, CARACTERÍSTICAS E FUNÇÕES
O controle é uma função administrativa que tem por objetivo medir e avaliar o desempenho da organização, propondo as medidas corretivas quando necessário. Recomendase que ele ocorra em cada uma das etapas de gestão, verificando se os objetivos foram alcançados e assegurando que as organizações cumpram suas finalidades.
70
O conceito de controle já era utilizado na antiguidade, entretanto foi somente no século XX, por meio dos trabalhos de Taylor e Fayol, que o termo se tornou amplamente utilizado na administração. (GOMES; SALLAS, 1999)
Fayol (1994) afirmava que o controle aplica-se a tudo: coisas, pessoas e atos. Para ele, o controle consiste em verificar “se tudo corre na conformidade com o plano adotado, as instruções emitidas e os princípios estabelecidos”. (FAYOL,