relevância do planejamento dos processos de rh
INTRODUÇÃO:
Neste trabalho vou falar sobre:
A flexibilidade de horário de trabalho.
Pontos negativos e positivos.
Quem ganha com a flexibilidade. Benefícios que traz para a empresa e para o colaborador.
DESENVOLVIMENTO
A flexibilidade do horário de trabalho é uma exigência do mundo globalizado e uma tendência no mercado, principalmente para multinacionais e empresas que mantêm relações com o exterior.
De um lado, os negócios ganham com a maior produtividade dos trabalhadores e a possibilidade de atender a diferentes fusos horários. De outro, empregados focam no resultado, com liberdade de administrar seu horário. (jornal bom dia, 14 de fevereiro de 2007.)
Vivemos hoje a era da informação e suas principais características são;
Flexibilidade
Agilidade
Qualidade
Produtividade
No mundo em vivemos não basta o colaborador chegar na empresa e cumprir as oito horas de jornada de trabalho é preciso ser flexível, ser ágil, ter qualidade no que faz e produzir, pensando nisso algumas empresas optaram pelo horário flexível de trabalho algumas utilizam por necessidades outras por opção; as empresas que tem contato com o exterior a flexibilidade é necessária e inevitável, pois precisam desta ferramenta para comunicar devido o fuso horário.
Outras aderiram pela qualidade de vida do colaborador ou para evitar stress e perda de tempo no trânsito, algumas empresas optaram para o bom desenvolvimento dos seus colaboradores e também para aproveitar os horários que eles podem ser mais produtivos.
Para que haja a flexibilização no horário de trabalho, o colaborador tem que entender realmente o significado da palavra FLEXIVEL (maleável, elástico, que se dobra ou curva facilmente a qualquer mudança). Segundo Jose Angelo Lopes Hasselmann “Ser flexível é aceitar a realidade sem criar barreiras. É acolher as mudanças e responsabilidades que o seu papel venha a solicitar