o papel do contador na era da globalização
As rápidas e constantes mudanças no cenário econômico mundial, a velocidade em que as informações circulam, a necessidade de se mudar o curso, a estratégia, e de se propor soluções que atendam aos desafios da gestão de uma empresa, tem exigido das mesmas e de seus profissionais, meios confiáveis de se obterem informações precisas, dinâmicas, que reflitam a realidade e principalmente que sirvam de subsídio para a tomada de decisões rápidas, precisas que agradem seus clientes e que gerem lucro aos empresários e acionistas.
O Contador que, não muito tempo atrás, era visto apenas como parte do processo burocrático para apresentação de obrigações fiscais e recolhimento de impostos passa a ter um papel fundamental em vários aspectos na vida das organizações, e o profissional contábil passa a ver um leque de opções em diversas áreas em que pode atuar e fazer carreira.
Em meio a todo esse movimento o Contabilista precisa estar preparado para adaptar-se a esse mundo globalizado e a medida que a tecnologia da informação tem avançado e a pressão competitiva tem forçado inovações dentro das organizações, as maneiras habituais dos profissionais de propiciar informações aos seus gestores, têm se tornado cada vez mais insuficientes, é preciso adaptar-se, buscar o aprimoramento e as constantes atualizações.
O profissional contábil precisa ser visto como um comunicador de informações essenciais a tomada de decisões, pois a habilidade em avaliar fatos passados, perceber os presentes e predizer eventos futuros pode ser compreendido como fator preponderante ao sucesso empresarial. Silva (2003, p. 3)
Dentre as várias transformações, opções e adaptações que a globalização exibe e exige do profissional contábil, já é uma tendência mundial a unificação da contabilidade.
Segundo a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Maria Clara Cavalcante