O papel do brinquedo na impregna o cultural da crian a
Rayssa Pereira Rocha - Rgm: 15212858
Pedagogia 1/C
O Papel do Brinquedo na Impregnação Cultural da Criança.
Professora Silvana Buchini Nascimento
São Paulo
2015
O Papel do Brinquedo na Impregnação Cultural da Criança.
A impregnação cultural, ou seja, o mecanismo pelo qual a criança dispõe de elementos dessa cultura passa, entre outras coisas, pela confrontação com imagens, com representação com formas diversas e variadas. Essas imagens traduzem a realidade propondo universos imaginários. Cada cultura tem um tipo de imagens, são com essas imagens que que a criança poderá se expressar e captar novas produções.
A infância é, consequentemente, um momento de apropriação de imagens e de representações diversas que transitam por diferentes canais. O brinquedo é uma das principais fontes da infância pois ele traz para a criança um suporte de ação e manipulação.
Função e símbolo são duas dimensões profundamente imbricadas no desenvolvimento da criança.
A representação desperta um comportamento e a função traduz numa representação, para entendermos melhor essa dimensão simbólica devemos decompor o brinquedo segundo determinados aspectos:
1- Aspecto material do brinquedo: Se o brinquedo tem um significado é na verdade porque ele é dotado de uma determinada forma, também pode estar ligada a função do brinquedo. O próprio material já é significante como por exemplo: o objeto de madeira maciça não remete as mesmas imagens que um objeto de metal. Da mesma forma a cor torna-se um código e por conseguinte meio de significação.
2- Representação: O brinquedo pode ser uma reprodução da realidade, mas trata-se de uma selecionada, isolada e na maior parte das vezes adaptada e modificada nem que seja pelo seu tamanho.
O brinquedo aparece, então, como suporte de aprendizagem nesse nível enquanto fonte de confrontações com significações culturais que se enxertam na dimensão material do objeto.
Essa impregnação está longe de ser um