Sistemas Operacionais Sistemas de Informa o Organiza o de Computadores PIM I
Sistema operacional é o programa ou conjunto de programas responsável pela interface entre o usuário e suas aplicações e entre aplicações e hardware. Os recursos, como memória, disco rígido, impressora, entre outros, também têm seu gerenciamento como responsabilidade do sistema operacional. Sem este, toda aplicação deveria saber exatamente como se comunicar com cada dispositivo de hardware de que precisasse para executar sua função (ARAUJO, 2010).
Os SO podem ser classificados por parâmetros variados. Alguns tipos de SO são:
Sistemas monoprogramáveis ou monotarefas – executam apenas uma tarefa por vez, como um sistema em Batch (ZAMBIASI, 2011).
Sistemas multiprogramáveis ou multitarefas – com o avanço dos processadores, estes sistemas permitiam que as aplicações dividissem os recursos da máquina e pudessem ser executadas concorrentemente, aumentando exponencialmente a produtividade dos processos (ZAMBIASI, 2011).
Batch (lote) – as tarefas eram enfileiradas e o SO as executava seguindo a fila. A interação com o usuário não era necessária. O processamento da folha de pagamento em sistemas antigos é um exemplo da aplicação deste sistema (MAZIERO, 2013).
Sistema distribuído – os recursos das máquinas são compartilhados entre a rede, isto é, um usuário abre um aplicativo numa estação, porém, o processamento da aplicação pode estar sendo executado em outra máquina e as buscas no banco de dados ainda em outra máquina (TANENBAUM & AUSTIN, 2012).
Embarcado – sistemas embarcados são aqueles construídos sobre um hardware, em muitos casos, com poucos recursos de processamento, armazenamento e energia – como sistemas de automação de maquinário industrial, TVs, fornos micro-ondas, etc.
Tempo real – também conhecidos como sistemas críticos, são sistemas com tempo de resposta conhecido, sem esperas ou latências imprevisíveis – como sistemas de controle de turbinas num avião ou de monitoramento cardíaco de