O PAPEL DAS COOPERATIVAS DE RECICLAGEM
O que e tinha eram catadores e sucateiros que realizavam este trabalho de forma precária e não tinha o valor devido á sua classe. A escassez de empresas de reciclagem para realizar estas coletas e que realmente se preocupa se com meio ambiente e associa-se de uma forma econômica este lixo. Ao contrario dos países industrializados que tinha muito capital, com isso a mão de obra se tornava cara os países em desenvolvimento não tinha capital e com isso oferecia mão de obra barata a não qualificada.
Ao decorrer dos anos houve um avanço com o surgimento de cooperativa de reciclagem em diversas regiões do Brasil. A preocupação com meio ambiente e pesquisas relacionada com estes resíduos e com a contaminação do solo e impacto ambiental fez com surgir-se uma visão diferente á respeito deste lixo.
Um dos primeiros passos para solucionar o problema, seria a coleta do lixo seletivo e preocupação com o tempo de duração destes produtos descartado.
O segundo passo seria as cooperativas que contribuem com o projeto diferencia para esta matéria prima, com finalidade resgatar o lixo e devolver como matéria prima segundaria para as indústrias.
• A importância da logística reversa.
Divide-se em vários processos a matéria prima e diferente destino tais como: incineração ou aterros sanitários ou retorno ao ciclo produtivo.
A logística reversa esta relacionada com a devolução do produto e embalagens pós-consumo ou com defeito de fabricação outros em geral. Dentro das atividades da logística Reversa coletar e desmontar e processar o produtos usado, por meio desenvolvimento implementar, Logística Reversa abrange