O papel da ética na vida das pessoas
INTRODUÇÃO
O que é Ética? Qual o seu valor na vida das pessoas, quando agem em grupo ou em sociedade?
Uma definição simples nos levaria a entender que Ética é tudo aquilo que é moralmente correto. Aprofundando um pouco mais, identificamos que a Ética é um conjunto de princípios, normas, regras e disposições, que tem por objetivo embasar as ações humanas face às suas relações uns com os outros em família, em grupo, nas organizações em geral, nas instituições públicas e privadas, entre outras aplicações. Em última instância, podemos afirmar que a Ética existe como uma referência para que os seres humanos em sociedade não se afastem da moralidade.
Para que haja uma conduta ética, é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre o bem e mal, certo ou errado, assumindo a Ética, o papel de julgar o acontecimento.
Portanto, viver é esta com o outro. Não se vive sozinho. Se não houver duas ou mais pessoas, não há ética, ou seja, não há um julgamento sobre o modo que uma pessoa vive.
Um sujeito ético possui valores e obrigações, que formam a conduta moral, e que se pode chamar de virtudes, entre as quais podemos destacar: 1) Ser consciente de si e do outro, tendo a percepção do que se passa em si mesmo ou sua vida, aprovando ou reprovando suas ações; 2) Ser dotado de vontade, capacidade através da qual se toma posição diante de um fato, podendo desejá-lo, rejeitá-lo ou negá-lo, tornando-se responsável pelas próprias decisões e ações; 3) Ser responsável, responder pelos próprios atos, ou pelos atos de outras pessoas, pelas quais ele é responsável. Assumir responsabilidade significa incorporar o demérito de um possível fracasso e, ao mesmo tempo ter a grandeza de compartilhar o mérito de um possível sucesso; 4) Ser livre, dispor de si mesmo, não estar submetido a poderes externos que forcem a fazer alguma coisa – autodeterminar-se.
Essas condições são indispensáveis, na pretensão de passar