O Papel da Engenharia na Sociedade
Curso de Engenharia Civil
Cristian Bufon Mucelini
Neudir Bufon
Pesquisa na Área da Engenharia: O Papel da Engenharia na Sociedade, A Ética na Atividade Profissional e a Ramificação das Engenharias.
Chapecó
2011
INTRODUÇÃO
Vivemos em uma sociedade que ao longo do tempo vem sofrendo constantes mudanças, e para nos auxiliar contamos com a colaboração de diversos profissionais dentre eles podemos citar os engenheiros. Com toda essa abrangência, a sociedade necessita de profissionais mais especializados em determinadas áreas, ou seja, um profissional coerente para especializar as mais diversas ramificações da engenharia.
Os engenheiros por sua vez devem ter uma postura profissional visada em preceitos éticos bem consistentes. Sempre levando em conta os valores morais e seguindo as normas jurídicas de acordo com sua possibilidade de execução.
Analisaremos nesse trabalho o papel do engenheiro na sociedade, sua conduta perante a ética e o porquê da abrangente ramificação da engenharia, especificando a importância, os aspectos positivos e negativos de cada um desses temas.
O Papel da Engenharia na Sociedade
A engenharia esteve e continua presente em vários momentos da evolução da ciência e da tecnologia, desenvolvendo sistemas de transportes e de comunicação, sistemas de produção, processamento, estocagem de alimentos, sistemas de distribuição de água e energia, equipamentos bélicos, ferramentas, utensílios domésticos, aparatos de laser, equipamentos médicos entre tantos outros...
Ao criarmos instrumentos, informações, dispositivos ou processos, contribuímos para proporcionar ao ser humano um trabalho menos árduo e uma vida mais digna. A capacidade de identificação e resolução de problemas e o raciocínio analítico e sintético fazem de fato diferença no enfrentamento de questões das mais diversas ordens, analisando assim, enfatizamos que uma característica importante do engenheiro é sua visão sintética,