O PAPEL DA DIDÁTICA E SUA IMPORTÂNCIA NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DOCENTE
INTRODUÇÃO O presente artigo consiste em analisar o papel da didática como um elemento construtivo do processo ensino-aprendizagem, pela abordagem advinda de diversos aspectos considerados de relevância. Vários são os fatores que afetam o processo ensino-aprendizagem, entretanto, dentre eles está na formação dos educadores, que tem papel fundamental no que se refere a esse processo.
Muitos educadores desunem o conhecimento prático do teórico, impossibilitando-se de articular a teoria em proveito da prática, porque uma subsidia a outra. Ainda encontra-se na profissão de educador uma espécie de preguiça profissional, em que não há interesse de se efetivar um esforço para se superar as reais dificuldades enfrentadas no processo educativo (BELLO,2014).
Assim, muitos educadores assumem uma posição distanciada e superior em relação ao corpo discente, colocando, na maioria das vezes, a culpa pelo fracasso desta tarefa na suposta falta de interesse do aluno.
A Didática que visa a contribuir para a superação dessas dificuldades, porque proporciona ao profissional da educação embasamento teórico e prático, muitas vezes, não é ministrada de forma eficaz, consequentemente, leva alguns docentes a não obterem subsídios para realizar uma prática educativa eficaz.
DESENVOLVIMENTO
Inicialmente, para se entender a Didática é necessário se fazer um resgate histórico das transformações sociais relacionadas à educação, só assim se compreende o lugar que essa área do conhecimento ocupa na formação do professor.
Comenius, com a sua obra Didática Magna, revolucionou a prática educacional na sua época, defendendo a ideia de “ensinar tudo a todos”, despertando a busca pelos estudos e a vontade de aprender nos alunos, nesse momento a didática passa a ser essencial para a formação do professor (DAMIS ,1988).
Percebe-se que a escola, enquanto instituição, sempre teve o papel de