slides sobre racismo
A crença da existência de raças superiores e inferiores foi utilizada muitas vezes para justificar a escravidão, o domínio de determinados povos por outros, e os genocídios que ocorreram durante toda a história da humanidade e ao complexo de inferioridade, se sentindo, muitos povos, como inferiores aos europeus.
RACISMO X INJÚRIA RACIAL
Racismo é crime inafiançável e imprescritível e é bom que assim seja desde a chamada Lei Caó, de
1989, que veio substituir a Lei Afonso Arinos, de
1951. Injúria racial permite fiança e tem pena máxima de oito anos. O crime de racismo se materializa quando se impede, por motivos raciais, que alguém exerça um direito seja de frequentar um local ou obter um emprego. A injúria racial se dá, por exemplo, quando um negro é chamado de macaco ou de ter alma branca. Trata-se de uma lesão à honra de uma pessoa.
O nazismo
Alemanha nazista: "Não compre dos Judeus!".
Em 1899, o inglês Houston Stewart Chamberlain, chamado de O antropólogo do Kaiser, publicou na Alemanha a obra Die Grundlagen des neunzehnten
Jahrhunderts (Os fundamentos do século XIX). Esta obra trouxe o mito da raça ariana novamente e identificou-a com o povo alemão.
Alfred Rosenberg também criou obras que reforçaram a teoria da superioridade racial. Estas foram aproveitadas pelo programa político do nazismo visando à unificação dos alemães utilizando a identificação dos traços raciais específicos do povo dos senhores. Como a