O papel da Bíblia
1.Como você contaria a história da Bíblia em algumas breves frases?
A Bíblia, um livro que tem continuado vivo através dos séculos e indispensável aos Servos do Rei.
A Bíblia se apresenta como um livro inspirado e autorizado, iniciado e escrito sob a supervisão do próprio Deus.
Inegavelmente o Senhor Deus queria que sua Palavra se perpetuasse pelos séculos e providenciou meio para isto acontecesse. É um fato que evidência a sua credibilidade como Livro inspirado pelo Espírito Santo.
Mas conhecer dados históricos não o aproxima do Senhor e tão pouco abre seus ouvidos para a voz do Espírito que revela a Palavra. Isto apenas enriquece-nos intelectualmente e é dispensável. O que realmente precisamos é estarmos aptos para ouvir o Espírito que flui através das páginas do Livro Sagrado e isto só acontece quando nos colocamos em santidade e abertos para o santo mover.
O termo Bíblia tem origem no grego "Biblos" e somente foi usado a partir do ano 200 dC pelos cristãos é um livro singular, inspirado por Deus, diversos Escribas, Sacerdotes, Reis, Profetas e Poetas (2Tm 3.16; 2Pe 1.20,21) a escreveram, num período aproximado de 1.500 anos, foram mais de 40 pessoas e notadamente vê-se a mão de Deus na sua unidade. Estes textos foram copiados e recopiados de geração para geração em diversos idiomas, tais como: Hebraico, Aramaico e grego; até chegar a nós.
2.Discuta o significado e importância da palavra grega theopneustos encontrada em 2 Timóteo 3:16.
A expressão “divinamente inspirada” é tradução literal do grego theopneustos, termo composto por duas palavras, theos, que significa “Deus”, e pneô, que significa “respirar, soprar”. O sentido da passagem é que Deus se envolveu tão pessoal e intimamente na inspiração das Escrituras, que ela pode ser considerada sua exalação. O inspirador da Escritura nunca deve ser atribuído aos seres humanos. Toda a Escritura é respirada por Deus; é a própria vida e Palavra de Deus.