“O PAPEL DA BIBLIOTECA NA FORMAÇÃO DO LEITOR”
A biblioteca continua exercendo um papel fundamental na formação do leitor, já que ela oferece os livros em um ambiente apropriado para leitura, mesmo disputando espaço com textos eletrônicos.
Considera-se leitor aquele que lê com frequência, para atender as suas necessidades ou mesmo por prazer. Além disso, um bom leitor lê o mundo ao seu redor (leitura de mundo), ampliando as formas de perceber o mundo, refletindo e intervindo sobre ele.
Outro ponto importante para a formação do leitor é o hábito da leitura, entendido com um gesto de ler com freqüência diversos textos, incorporando competências, estratégias e referencias, tanto pode ser por um movimento espontâneo ou em função de um compromisso, o importante é a ação intelectual exercida pela leitura.
No âmbito escolar, a formação do leitor deve corresponder aos processos pedagógicos que façam com que o aluno torne-se crítico e autônomo na realização das atividades de leitor, assim sendo, é necessário que o aluno compreenda o conteúdo do texto e o seu sentido, comparando-o com outros elementos, tirando conclusões, etc. O simples ato de ler, descomprometido, sem reflexão e mecânico, caracteriza-se como alienação.
As escolhas, porém, serão determinadas mediante fatores históricos, sociais e culturais. Cabe ao professor, respeitar as escolhas e o gosto do aluno, estimulando sua autonomia, sem perder a dimensão política do leitor.
A biblioteca e a formação do leitor
Foi se o tempo onde a biblioteca visitada era um lugar grande, com paredes repletas de livros, onde o silêncio reinava. Atualmente, as bibliotecas são organizadas de várias formas a fim de atender melhor o público que atendem, além dos livros impressos, observa-se outros meios e recursos da chamada “cibercultura”.
A biblioteca escolar não é diferente, ela deve funcionar como um espaço de aprendizagem, organizando-se de uma maneira em que os estudantes pesquisem, descubram e se questionem