O Panorama da Educação a Distância no Brasl
A Educação a Distância vem se expandindo num processo de evolução crescente e o que antes era uma modalidade complementar e especial agora se apresenta como uma verdadeira mudança na concepção de educação, pois rompe as barreiras do tempo e espaço que são cada vez mais escassos na sociedade moderna.
Aliada aos recursos tecnológicos avançados possibilita o acesso e permanência daqueles que buscam a formação e atualização permanente, mas são privados de tempo e recursos para frequentarem os cursos presenciais.
É evidente o crescimento do emprego de tecnologia em contextos de ensino-aprendizagem nos últimos anos. Uma das formas mais visíveis desta interação educação-tecnologia é a Educação a Distância (EaD) na modalidade online e no ensino semipresencial.
Segundo Maia e Mattar (2007, p xiii) o crescimento do mercado de educação a distância (EaD) é explosivo no Brasil e no Mundo. Dados estão disponíveis por toda parte: cresce exponencialmente o número de instituições que oferecem algum tipo de curso a distância, o número de cursos e disciplinas ofertados, de alunos matriculados, de professores que desenvolvem conteúdos e passam a ministrar aulas a distância, de empresas fornecedoras de serviços e insumos para o mercado, de artigos e publicações sobre EaD, crescem as tecnologias disponíveis, e assim por diante.
Esta realidade tem feito com que cada vez mais, professores se envolvam em atividades e projetos relacionados a EaD, tanto como parte de sua formação quanto em seus contextos profissionais e de estudos, seja por necessidades específicas ou por questões mercadológicas e de atualização profissional.
Cabe ressaltar que a adoção da EaD deve ser acompanhada de formações e reflexões teóricas e práticas. Em geral, é necessário compreender características, possibilidades, potencialidades e limitações de diferentes formas de ensino, inclusive da educação a distância, das tecnologias e dos recursos disponíveis.