O outro lado da revolução inglesa
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
FACULDADE DE FARMÁCIA
Hematologia
Hematologia
Coleta Sanguínea
Bioquímica Clínica
Aluna: Sâmela Gillian da Silva Bezerra
1. Introdução:
O sangue é a massa líquida contida no aparelho circulatório, que o mantém em movimento regular e unidirecional, devido essencialmente às contrações rítmicas do coração. O volume total de sangue num homem de aproximadamente 70 Kg é de cerca 5,5 litros.
O sangue é formado por duas fases: elementos, figurados (os glóbulos brancos, vermelhos e plaquetas) e o plasma que corresponde à fase líquida na qual os primeiros em suspensão. Este, sendo removido da circulação coagula, e, do coágulo separa-se um líquido amarelo-claro: o soro sanguíneo.
Dependendo da análise o exame poderá ser realizado no sangue total (exemplo: Hemograma); no plasma (exemplo: glicose, provas de coagulação) no soro (exemplo: bioquímicos e sorológicos).
Quando a análise for realizada no soro, este será obtido através da coleta em tubo sem anticoagulante (=seco), para que ocorra o processo de coagulação. Quando se pretende fazer a análise no plasma, a amostra deverá ser colhida em tubo de ensaio contendo anticoagulante específico. Neste caso não ocorre a coagulação, pois o anticoagulante irá inibir um dos fatores da coagulação (geralmente cálcio) impedindo assim a formação do coágulo.
2. Anti-coagulantes utilizados:
• EDTA (Tampa Roxa): atua em nível do íon cálcio (seqüestrador).
Principal uso: Hematologia.
• CITRATO DE SÓDIO (Tampa Azul): captação dos íons cálcio.
Principal uso: estudos da coagulação
• FLUORETO DE SÓDIO com EDTA (Tampa Cinza): captação dos íons cálcio, e inibição da glicose.
Principal uso: glicemia.
• EDTA COM GEL: principal uso: Carga viral para HIV
OBS: Sangue colhido com anticoagulante deve ser cuidadosamente homogeneizado por inversão, 5 a 8 vezes para evitar hemólise e a coagulação do sangue.
3. Coleta sanguínea:
Condições Necessárias para a