O orçamento empresarial como ferramenta de gestão
Trimestral
O Orçamento Empresarial como ferramenta de gestão
O artigo pesquisado pretende discutir o papel que o orçamento empresarial tem em uma organização, bem como os erros que muitos gestores têm feito com relação a sua real aplicação.
Existem aqueles que percebem no orçamento uma ferramenta importante para se medir o desempenho das organizações. Inicialmente, deve-se ter em conta que o orçamento não é um procedimento isolado feito pelo departamento financeiro. É um conjunto de esforços que tem o objetivo de maximizar os resultados.
O orçamento empresarial deve abarcar os quatro pontos mais importantes em finanças que são: a) Lucratividade; b) Rentabilidade; c) Liquidez; e d) Risco.
A mais completa e plena gestão econômica da empresa é uma das condições indispensáveis para a boa gestão. Gestores que normalmente desprezam tal abordagem podem incorrer em erros de abordagem e compreensão do problema exposto.
Em última análise, o orçamento deve representar a materialização de uma estratégia ou, se quiser aprofundar, deve colocar a missão de uma empresa em prática.
Assim, a missão estabelecida deve refletir o conhecimento por parte da organização das necessidades e desejos do mercado consumidor de seus produtos, e deve ter um caráter de permanência, já que a maneira de atuação da empresa está associada à missão.
O lucro ratifica a condição de adaptabilidade do processo decisório da empresa, da busca de eficiência no processo físico-operacional, de satisfação interna dos colaboradores e da busca de melhoria constante.
As empresas mais organizadas deveriam ter mais de um orçamento, preferencialmente, um para cada probabilidade de cenário da economia, ainda que lidem com eventos absolutamente fortuitos (terrorismo, guerra, convulsões sociais, etc.). A verdade é que a informação é o elemento-chave do sucesso das empresas no atual estágio de desenvolvimento. Atualmente, até mesmo os fenômenos de ordem ambiental