O nucleo da cellula
A maior parte do volume nuclear é ocupada por uma massa filamentosa denominada cromatina.
A carioteca é um envoltório formado por duas membranas lipoprotéicas cuja organização molecular é semelhante as demais membranas celulares.
A cromatina é um conjunto de fios, cada um deles formado por uma longa molécula de DNA associada a moléculas de histonas, um tipo especial de proteína.
Para assinalar diferenças entre os tipos de cromatina, foi criado o termo heterocromatina, que se refere à cromatina mais densamente enrolada. O restante do material cromossômico, de consistência mais frouxa, foi denominado eucromatina.Os nucleolos estão associados a algumas regiões da cromatina, é rico em RNA ribossômico.
Organização da cromatina nos cromossomas:
O DNA é uma molécula de grandes dimensões, que precisa ser estabilizada por complexos proteícos para evitar que se fragmente.Como o DNA possui carga negativa deve ligar-se com proteínas que possuem muitos aminoácidos com carga positiva. Forma-se uma estrutura que se designa nucleossoma cuja unidade fundamental é composta por 146 pares de bases, duplamente enroladas em redor de um complexo de histonas.Assim a molécula de DNA (cromossoma) ocupa um reduzido espaço e pode ser armazenada no núcleo.
Estrutura de um Cromossoma
Cromatídeos: duas moléculas iguais de DNA produzidas por replicação durante a fase S do ciclo celular.
Centrómero: principal constrição do cromossoma e local onde este se liga às fibras do fuso acromático.
Associado a cada centrómero está um cinetocoro, estrutura formada por proteínas, à qual se ligam os microtúbulos. Os cromossomas são classificddados e acordo com a posição do centrómero em metacêntricos, submetacêntricos, acrocêntricos e telocêntricos.
Telómero: extremidades dos cromossomas. Previnem a degradação dos cromossomas por