O Novo Pacto Educativo Resumo
A expansão da matrícula escolar em todos os níveis rompeu o equilíbrio tradicional, provocando um "excesso de certificação" educacional em relação à hierarquia social, o que explica a desvalorização geral dos diplomas e a crescente falta de correspondência entre nível educacional e postos de trabalho. (45)
A definição do que se ensina e de quem tem acesso a essa aprendizagem tornou-se fator central da definição sobre a distribuição do poder e da riqueza. (46) Competitividade e cidadania O que mais chama atenção nos debates acerca do futuro é a importância que os não-educadores (empresários dos setores tecnologicamente mais avançados da economia, profissionais da comunicação) conferem à educação, ao papel do conhecimento, da informação e da inteligência no processo produtivo. (46)
O conhecimento tem virtudes democráticas intrínsecas como fonte de poder; diferentemente das fontes tradicionais de poder (força, dinheiro, terra), o conhecimento é sempre ampliável. Um mesmo conhecimento pode ser utilizado por diferentes pessoas, e sua utilização pode produzir mais conhecimento. (46/47)
As empresas se classificarão em categorias vinculadas à intensidade de conhecimento que utilizem. A estrutura ocupacional será baseada em três categorias: (47)
• serviços rotineiros, que implicam a execução de tarefas repetitivas;
• serviços pessoais, que supõem a realização de tarefas rotineiras e repetitivas oferecidas cara a cara (servente, babá, taxista, mecânico, etc.);
• serviços simbólicos, que se referem à identificação e solução de problemas, e definição de estratégias. Dependem daabstração, do pensamento sistêmico, da