O novo idealismo mundial (a tecnologia e a alienação) - texto argumentativo
O ser humano se encontra em enorme avanço tecnológico. Podemos ter acesso à tecnologia a qualquer momento. O consumo de toda a tecnologia faz com que aqueça o mercado tecnológico e cause cada vez mais avanço nessa questão. Grande parte da população, principalmente as que têm acesso a toda essa tecnologia, já sabe que seu novo aparelho eletrônico, que no ato da compra é de última geração, passará a ser considerado ultrapassado em muito pouco tempo – ou até mesmo já sai da loja com um produto “ultrapassado” em mãos. A sociedade já está preparada e acostumada com esse avanço, pois tudo que a maior parte da população faz é trabalhar para poder adquirir as mercadorias mais modernas possíveis.
Este avanço tecnológico vem se tornando parte fundamental dentro da sociedade e, por mais inevidente que seja, a alienação vem tomando cada vez mais a mente das pessoas. Lutar pelos próprios direitos, buscar melhorias e criticar a política imposta sobre nós, talvez não seja mais o nosso idealismo – se é que algum dia nós tivemos algum. A sociedade pós-moderna está em crescente consumismo e isso pode provar o que a maioria aparenta não perceber: o aumento da poluição mental. Consumir, consumir e consumir. Seria esse o nosso novo ideal? Esse consumismo pode substituir nossos momentos de lazer? Substituir nossa família? Substituir nossa vida? São questões que só poderão ser respondidas em alguns anos.
Toda essa evolução é, de fato, real – segundo a mídia. A mídia tem extrema importância nessa evolução tecnológica, sendo que é a principal divulgadora e vendedora das ideias do capitalismo. Ter um sapato, um computador, uma bolsa ou até mesmo um tipo de cabelo que seja tratado na mídia como ultrapassado, levará você a crer que é uma pessoa ultrapassada. Isso fará com que você adquira novos produtos, mude o cabelo e até mesmo seu estilo de vida. Tudo isso somente por estar sendo considerado