O nikei no brasil
OBRA COLETIVA: COORDENAÇÃO: KIYOSHI HARADA
EDITORA ATLAS – SÃO PAULO O livro tem como objetivo apresentar a participação do nikkei na vida nacional, desde os primórdios da imigração até os dias atuais. O Nikkei no Brasil, sob coordenação de Kiyoshi Harada, foi escrito coletivamente em homenagem ao centenário da imigração japonesa; contou com outros 11 outros autores (André Hayashi, Décio Nakagawa, Kyoko Nakagawa, Isidoro Yamanaka, Kazuo Watanabe, Massami Uyeda, Masato Ninomiya, Reimei Yoshioka, Renato Yamada, Roque Nishida e Tuyoci Ohara) e retrata o fenômeno da imigração japonesa no Brasil em todos os seus aspectos.
A obra homenageia a comunidade nikkei no Brasil, e faz parte das comemorações oficiais do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil.
O livro investiga os motivos pelos quais os imigrantes japoneses conseguiram superar todas as dificuldades, atingindo tamanho avanço em termos de integração à sociedade local, deixando de ser uma “colônia” para transformar-se em segmento marcante da ampla sociedade brasileira. multirracial e multicultural.
A obra retrata o fenômeno migratório do povo japonês, desde o período em que antecedeu a sua imigração oficial ao Brasil em 1908. Mostra a participação do nikkei na vida nacional e no âmbito dos Três Poderes, desde o início da imigração até os dias atuais, expondo toda a sua atuação no Brasil.
O livro conta também, com um registro histórico de dados e de acontecimentos relevantes, para o estudo das gerações futuras e para o conhecimento da sociedade brasileira em geral.
Mais de 170 fotos coloridas ilustram os principais eventos do Centenário, ilustrando os festejos comemorativos dando destaque para a visita do príncipe herdeiro Naruhito. No final do livro, há uma relação dos principais artistas plásticos e das escolas japonesas no