O neoliberalismo
A proposta neoliberal para a execução das políticas públicas sociais devem seguir algumas determinações, dentre elas a redução dos gastos públicos, seja na educação, saúde, habitação e etc.; a reorganização no que tange os investimentos sociais, principalmente aqueles consumidos pela camada mais pobre da sociedade; a ênfase na capacitação para o trabalho, uma vez que os mais carentes não trabalham e utilizam em maior proporção dos benefícios e direitos sociais distribuídos para todos, visando a reversão do desequilíbrio social. Em uma sociedade como a brasileira extremamente desigual e heterogênea, as estratégias e ações sociais do governo acontecem em suma sob forma de políticas compensatórias. Mais do que oferecer os serviços sociais à sociedade, os benefícios devem se voltar para a construção de direitos sociais.
Os neoliberais propõem uma desregulamentação da economia e a privatização dos bens públicos administrados pelo Estado. Para eles, quando o governo ?enxuga? os gastos com políticas sociais e obras públicas, tende a diminuir os impostos e estimulam as atividades produtivas. Por isso, uma economia de livre mercado onde sem as pressões do Estado a produção se eleva e, consequentemente gera-se emprego e renda, o que diminuiria sensivelmente os gastos com bens e serviços públicos.
Na atualidade, os neoliberais até reconhecem a necessidade de prestação de auxílio aos mais carentes e incapacitados para o trabalho, mas