O neoliberalismo
Com a crise do sistema capitalista ocidental, orientado pela teoria keynesiana, nos anos
1970, ganham destaque as idéias de um grupo de economistas europeus e americanos que, desde o final da Segunda Guerra Mundial, já se organizavam contra as ideias de Keynes. Essa nova escola de pensamento foi classificada de neoliberalismo.
Após 1945, a recuperação econômica do pós-guerra na Europa Ocidental, e com o fabuloso crescimento de algumas economias até então subdesenvolvidas, nos anos 1950 e 1960 desencorajavam qualquer iniciativa contra o keynesianismo. Somente com a crise do capitalismo ocidental da decada de 1970 é que o neoliberalismo ganha força como escola de pensamento. Inspirados por Friedrich Hayek e seu livro 0 Caminho da Servidão, vários economistas reuniram-se na estação Mont Pelerin, em 1947, na Suíça. Além de Hayek, pensadores como Milton Friedman, Karl Popper, Lionel Robbins, Luwig Von Mises, Michael Polany, entre outros, ali fundam a Sociedade Mont Pelerin, que passou a se reunir a cada dois anos para combater as políticas de intervenção estatal e o Welfare State (ANDERSON, 1995).
A crise do sistema capitalista da decada de 1970 foi sentida com força nas economias ocidentais, com descenso na produção industrial, aumento da inflação e na consecutiva diminuição dos níveis de lucro do empresariado desses paises.O estado keynesiano tem seus alicerces abalados, principalmente pelas crises do petróleo de 1973 e 1979. Como a dependência desse produto é imensa até hoje, a repentina quadruplicação do preço do barril do dia para a noite praticamente quebrou as finanças de muitos países, isso porque houve reflexos diretos na balança comercial, o que afetou a balança de pagamentos. Assim, em escala mundial houve aumento de jurosl, da emissão de moeda e do déficit orçamentário, com reflexos se manifestando no aumento da inflação e na recessão econômica. Além disso, o