O Neg cio
(A análise foi feita a partir de todos os episódios da primeira temporada da série.) https://www.youtube.com/watch?v=SKkLjCWN0VM – resumo da primeira temporada
Nessa série, brasileira, produzida pelo canal HBO2, as prostitutas são retratadas de uma maneira muito diferente em relação ao que se vê na mídia.
Nela, é contada a história de três garotas de programa, que buscam mudar a visão de sua profissão. Aplicando técnicas de marketing, ao longo da série, aprimoram seu jeito de trabalhar, e tornam-se produto de luxo no mercado.
Diferente do clichê que estamos acostumados a ouvir em entrevistas, reportagens e até em personagens de ficção, do tipo “Se essa vida fosse boa ninguém sairia dela”, ou “O trabalho paga minhas contas e é isso o que importa”, Karin, Magali e Luna gostam do que fazem.
Cada uma delas começou na profissão de um jeito diferente. Uma delas, por exemplo, atendeu seu primeiro cliente sem nem saber que estava fazendo um programa. Passaram por boates, clubes e agenciadores, até se tornarem donas de seu próprio negócio, negócio esse que prospera – outro clichê que é quebrado, pois normalmente é mostrado que é uma prática incorreta, logo, as pessoas que de alguma forma, violam o código moral, não se dão bem no final.
A série mostra as personagens de uma maneira muito natural. São mulheres normais. Não são abordadas como pessoas de caráter duvidoso (o que é uma prática muito comum da mídia). São inteligentes, refinadas, cultas. Possuem defeitos, qualidades, família, sentem fome, vão às compras, tem amigos, tem vida social, e inclusive namoram. Enfrentam problemas no trabalho, enfrentam preconceito no mercado e são, muitas vezes subestimadas pelos outros. Seu negócio recebeu o nome de “Oceano Azul”, por ser um mercado inexplorado. Mergulham nesse oceano, que pouco se sabe sobre,