O nascimento da filosofia
partir do momento em que o homem passou a romper com a ideia de mito e se voltou a raciocinar a respeito do surgimento de tudo ao observar a natureza e seus fenômenos, houve o surgimento da filosofia. O primeiro filosofo da natureza, ou pré-socrático foi, Tales de Mileto, que foi quem, segundo historiadores, deu início a primeira escola de filosofia, depois dele, como você pode observar, vieram muitos outros até chegarmos nos dias atuais. Estes primeiros filósofos passaram a buscar na natureza elementos que pudessem ser a origem de tudo e, ao começar a raciocinar sobre a origem das coisas, romperam com a ideia de destino e sorte, proposta pelos antigos gregos, os quais atribuíam tudo a seus deuses, desde um simples trovão a uma doença.
Quando na Grécia antiga, a partir de condições histórico-culturais, permitiram ao homem a iniciar seu processo de autonomia existencial com base na razão e não mais no mito!
Os historiadores da filosofia dizem que ela possui data e local de nascimento: final do século VII e inicio do século VI antes de Cristo, nas colônias gregas da Ásia Menor, na cidade de Mileto. O primeiro filósofo foi Tales de Mileto.
A filosofia também possui um conteúdo ao nascer: é uma cosmologia, (cosmos = mundo ordenado e organizado/ logia = pensamento racional, discurso racional, conhecimento). Assim a filosofia nasce como conhecimento racional da ordem do mundo ou da natureza, donde cosmologia.