O Método Da Capo e Sua Aplicação
Este método é escrito para o ensino coletivo, em grupo, de instrumentos de banda, porém pode ser utilizado no ensino individual.
No ensino coletivo, pode ser usado com a banda completa ou parcial. O ensino em grupo estimula uma participação bem ativa dos alunos, pois eles se sentem parte de um grupo que em breve será uma banda.
Ele também ajuda a desenvolver as habilidades musicais necessárias para se tocar em conjunto desde o início do aprendizado.
O Método inclui lições para o aprendizado de instrumentos, ensino de teoria e desenvolvimento da percepção musical. O aluno terá contato com o instrumento desde as primeiras aulas, não necessitando aprender primeiramente teoria musical. A cada passo, ele aprende um novo ritmo, um novo elemento teórico (símbolo ou termo) e/ou uma nova nota no instrumento.
Em seguida, pratica-os cantando e tocando em canções em uníssono, dueto, cânone e arranjo para banda.
O método está dividido em três seções (páginas 1-9, 10-19 e 20-27 do Livro do Aluno).
Ao final de cada parte deve-se realizar uma apresentação pública, incluindo pequenos grupos de câmera (duos, trios, quartetos, etc.) e a banda completa. INICIANDO O TRABALHO
Havendo apenas um professor, sem ajuda de um monitor, defina uma classe com no máximo 30 alunos.
Após definida a classe, faça uma reunião com os pais. Mostre a importância deles no sucesso do filho, incentivando-o a praticar diariamente e se interessando pelo seu desenvolvimento. Mantenha os pais sempre informado sobre o andamento das aulas, através de cartas e reuniões.
No primeiro encontro do grupo estudantil deve estar todos os alunos. Nesta ocasião, mostre os objetivos, os planos de aulas e as perspectivas (formação da banda, viagens, encontros recreativos, etc.). Apresente vídeos de banda. Crie uma equipe social para organizar encontros esportivos, culturais e sociais. Se possível, termine com uma pequena recepção.
Mantenha um mínimo de três aulas