O mundo
Assédio moral é qualquer conduta abusiva, que seja por gestos, palavras, comportamentos e atitudes, por sua repetição ou sistematização, contra a dignidade psíquica ou física de uma pessoa, ameaçando seu emprego ou degradando o clima de trabalho. É a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de sua funções, as relações desumanas e anti- éticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigidas a um ou mais subordinados, desestabilizando a relação da vítima com o ambiente e a organização, forçando- o a desistir do emprego.
Comportamentos que configuram o assédio pode ser tanto vertical, horizontal ou ascendente. A sua característica é a violência continuada , que tem por finalidade a exclusão da vítima no mundo do trabalho, isso pode até causar grandes problemas de saúde.
Um dos exemplos de assédio moral é vertical ascendente quando for praticado do subordinado para seu encarregado, que é uma caso raro de acontecer, isso acontece quando um recém-formado é contratado para mandar em um grupo onde há varias pessoas qualificadas para aqueles cargos e que já esta na empresa há muito tempo. Outro exemplo é uma pessoa ser provida sem ao menos ter feito um processo de seleção, e talvez sabendo que existe outra pessoa bem mais competente. A violência moral no trabalho não é um fenômeno novo, podendo - se dizer, na verdade, que é tão antiga quanto o trabalho. Atualmente, porém o problema vem aumentando, em virtude das novas relações de trabalho.
As pressões por produtividade e o distanciamento entre os dirigentes e trabalhadores, inclusive das minorias, resultam na falta de comunicação direta, desumanizando o ambiente de trabalho, aumentando a competitividade e dificultando que o espírito de cooperação e de solidariedade surja entre os trabalhadores.
Apesar de muito importantes, não são apenas as leis que