O Mundo Mut Vel Em Que Viveram Nossos Ancestrais Pr
Seres humanos devem estar por aqui a cerca de três milhões de anos, falando de homens e mulheres perfeitamente identificáveis, é muito difícil compreender o que essa cifra de três milhões representa.
Talvez vamos intender melhor em termos de gerações. Os povos primitivos casavam e tinham filhos bem cedo, se tomarmos vinte anos como media de uma geração, em três milhões de anos temos 150.000 gerações. Davi foi rei de Israel há menos de cento e cinquenta gerações, o inicio da escrita a duzentos e cinquenta gerações. Entre nós e nossos ancestrais australopitecineos uma distância de 150.000 gerações.
Mudanças no meio ambiente
O mundo não mudou muito nos últimos 5.000 anos, homens e mulheres vêm mudando sua superfície, construindo coisas, quando a utilização de maquinas começou mudar a paisagem, mas mesmo assim talvez as transformações tenham dependido tanto da ação humana quanto da natureza.
O ultimo período geológico foi o Pleistoceno. Através da datação pelo potássio-argônio teve inicio a cerca de três milhões de anos. Foi um período de muitas mudanças climáticas, formas da terra e ambiente. Por pelo menos três vezes a terra foi coberta por geleiras nesse período de maneira que foi chamada de idade do gelo. As geleiras são enormes lenções de gelo, hoje só são vistas na Groenlândia, na Antártida e em grandes montanhas. Com exceção da Antártida a glaciação aconteceu apenas ao norte do Equador, a expressão idade do gelo é apenas metade verdadeira. Devido a quantidade de água contida nas geleiras, o nível de lagos e oceanos baixaram, áreas eram drenadas aparecendo como terras secas, tempos em que não existia o canal da Mancha, a Inglaterra não era uma ilha, uma ponte de terra separava o Mediterrâneo do mar Negro.
As pessoas viviam nas áreas adjacentes as geleiras, elas não podiam viver sobreo gelo, não se sabe ao certo o quanto mudaram seu modo de vida para se adaptarem as condições nesse período glacial.