O Mundo Hoje
A ascensão de Gorbatchev e a grande transformação da União Soviética
Em 1985, subiu ao poder na União Soviética o político Mikhail Gorbatchev, que iniciou seu mandato com um processo de renovação e de liberalização. O objetivo principal era criar na União Soviética um regime próximo as social democracias do mundo capitalista, sendo assim garantidos os direitos civis e políticos para os cidadãos. Já no plano internacional Gorbatchev promoveu a retirada das tropas soviéticas do Afeganistão, firmou acordo com os Estados Unidos da América para a redução de armamentos nucleares.
Golpe de Estado fracassa em Moscou
A renovação promovida por Gorbatchev despertou muitas esperanças na população soviética, mas também descontentamento entre os grupos conservadores stanilistas.Em agosto de 1991, eles desfecharam um golpe de Estado, mobilizando tropas em Moscou e outras cidades. A população, entretanto, sob liderança Boris Yeltsin, saiu às ruas para protestar contra a medida de força. Gorbatchev voltou ao poder, mas quem saiu fortalecido do episódio foi Yeltsin. A dissolução da União Soviética e o nascimento da Comunidade dos Estados Independentes. Eleito pelo presidente da Rússia Yeltsin dissolveu o Partido Comunista Russo. Em 1991 anunciaram a criação da Comunidade dos Estados Independentes (CEI), que passaria a substituir a União Soviética. Gorbatchev renunciou à liderança do país, reconhecendo o fim da nação criada pela Revolução Russa de 1917. A Federação Russa passou a fazer parte do Conselho de Segurança da ONU, tem buscado desempenhar o papel de grande potência outrora exercido pela União Soviética.
Pobreza e incerteza na Rússia de Yeltsin
Sob pressão do FMI, Yeltsin deu início a um amplo programa de privatização das empresas estatais. As privatizações foram feitas gerando sérios problemas para a população (desemprego, queda no nível de vida). No ano de 1985 a pobreza atingia 2% da população, em 1999 na política de