O mundo comunista
Na China foi instalado um regime comunista, inspirado no modelo soviético. Contudo, mais tarde, Mao Tsé-Tung, ao proclamar a República Popular da China, instaurou um regime original de socialismo, que promovia a industrialização do país e a criação de comunas populares camponesas (que levariam à coletivização agrária). Mas os resultados não foram os esperados e, por isso, Mao iniciou a Revolução Cultural, para desenvolver uma nova sociedade, abolindo os grupos privilegiados e os opositores ao governo. Após a morte do líder chinês, deu-se uma aproximação ao modelo capitalista, o que permitiu que a China se abrisse economicamente ao mundo ocidental.
Em Cuba, foi através de uma revolução que o socialismo se instaurou. Fiel de Castro, em 1959, protagonizou essa viragem quando tomou o poder, o que provocou o desagrado nos EUA. Esta situação foi aproveitada pela URSS para se aproximar do líder, que adaptou, então, o modelo soviético ao seu país, tendo ficado dependente do apoio de outros países socialistas.
Na URSS, após a morte de Estaline, Nikita Krustchev tornou-se líder do partido comunista, denunciando os crimes e o culto da personalidade do antecessor. Por isso, foi substituído por Leonid Brejnev, que voltou a