O movimento hippie
A origem do nome hippie não é exata, pode ser derivada de hip (quadril), em referência às blusas que usavam amarradas na cintura. Outra origem seria a palavra happy, que significa feliz, ou talvez, venha da gíria americana “hip”, que significa “bacana, antenado”.
O movimento foi fundado em 1960 e o cenário era a guerra do Vietã. O centro do movimento foi a cidade americana de São Francisco, na Califórnia.
Contrários à religião cristã, acreditavam que o paraíso deveria ser encontrado durante a vida, daí, o lema adotado, “Paradise Now” (Paraíso agora).
Roqueiros como Jimi Hendrix, Janis Joplin e os Beatles aderiram ao "paz e amor" e ao experimentalismo psicodélico nas letras e sons.
O símbolo hippie , conhecido como cruz de nero ou simplesmente símbolo da paz ,pode ter tido vários motivos para ser adotado.Dentre eles , o seu uso na campanha a favor do desarmamento nuclear em 1958 ou porque ‘zombaria’ contra a crucificação de Jesus
Os hippies acreditavam que o uso das drogas garantiam a libertação da mente, porém que o uso de cigarro feito de tabaco era prejudicial a saude.Também eram a favor do amor livre, dos ideais anarquistas e eram contra a propriedade privada e a qualquer tipo de autoritarismo.
Hoje, os artesanatos produzidos pelos hippies(devido a sua rejeição aos empregos da sociedade, optam por fazer trocas entre si) estão disponiveis no mercado. Dentre eles,