O movimento do corpo na expressão corporal
SEMINÁRIO INTEGRADO
3ºE
O MOVIMENTO DO CORPO NA EXPRESSÃO CORPORAL
Késsile
Mariana
Thays
Viviane
Santa Maria, RS, Brasil
Novembro/2014
INTRODUÇÃO
Esta pesquisa consiste em entender como o nosso corpo se organiza no espaço e como isso influencia a maneira pela qual nos expressamos através dele e que movimentos isso pode gerar.
Diante desse tema, buscamos compreender a complexidade do “eu” ou do “si mesmo” e do corpo, criando consciência corporal como um todo, englobando a consciência mental.
O objetivo fundamental é entender e absorver a expressão corporal, que é a maior das expressões.
METODOLOGIA
Com base no vídeo “O que pode o corpo” do Café Filosófico, nós desenvolvemos as ideias contidas nesse trabalho. Utilizamos como conteúdo da nossa temática também uma entrevista que foi feita com a profissional de dança e movimento de Santa Maria, Cheivane Tanski.
O QUE PODE O CORPO
O que é um corpo, afinal?
Em cada época do tempo, cada área do conhecimento buscou encontrar a sua versão para explicar o que é o corpo. A física quântica diz que um grão de areia contém o universo. Então o que contém o nosso corpo?
Todos os nossos sentimentos, movimentos, sensações são o corpo. O corpo é indefinível porque é vivo e tudo o que é vivo é contraditório.
A dança na sua forma não heroica consegue fazer que, por meio de movimentos simples e cotidianos, se encontre uma forma mais real e humana de se expressar através do corpo.
Todas as coisas que existem no mundo se expressam de alguma forma através de um movimento. Seja o movimento espiral que existe em sua fórmula como no movimento corporal.
Estamos nos movimentando o tempo todo, mesmo nos nossos pensamentos há movimento. E assim como o corpo se movimenta, até mesmo coisas sólidas podem se movimentar, nem que seja dentro da nossa visão