a importancia da ciencia politica para o administrador publico
História da engenharia: surgimento.
O termo engenharia vem do latim “engeniu”, que quer dizer faculdade inventiva/criativa, talento. Aos poucos o ser humano foi desenvolvendo soluções práticas para sua vida, como surgiram necessidades e com isso novas invenções de objetos.
No século XVIII, houve um desenvolvimento da matemática e da compreensão dos fenômenos da física, que é um dos pilares fundamentais da engenharia; cujo conceito atual de engenharia, como profissão regulamentada. Entretanto pode-se ver ao longo da história que a engenharia de algum modo sempre esteve presente na vida das pessoas, há cerca de sete milhões de anos, quando o homem abandonou as frias e úmidas cavernas, para viver em abrigos rudes, tendas, aldeias e já naquela época também havia construções primitiva, onde moravam com a família.
Alguns fatos importantes contribuíram para o desenvolvimento da engenharia moderna, esses fatos são: Em 1510 Leonardo da Vinci, inventou uma roda horizontal que aproveitava a queda d’água, cujo a construção de turbinas hidráulicas, foi utilizado o principio de funcionamento.
Galileu Galilei em 1638, calculou e determinou o valor da resistência à flexão que uma viga poderia suportar, estando esta viga engastada a uma parede de um lado e submetida ao peso do outro; contribuindo hoje para a engenharia elétrica.
Já Newton formulou as suas três leis e mais a lei da gravitação universal, que calcula a gravidade que é exercida sobre a terra.
Outros estudos da física como as leis da mecânicas, fenômenos eletromagnéticos, modelos matemáticos e modelos físicos, contribuíram para a engenharia moderna.
A história da engenharia se divide em duas partes: engenharia antiga que se baseava no empirismo, nos recursos naturais. Que podiam construir pontes, armamentos, fortificações, estradas e canais.
A engenharia moderna,baseia-se na aplicação dosa conhecimentos científicos, a solução dos problemas. As mesmas obras da engenharia antiga pode ser