O motivo de Jesus pedir para que não falassem sobre seus milagres
Por que teve alguns milagres que Jesus pedia que as pessoas dessem testemunho dEle, e outros milagres que Ele não deixava que falassem dele?
Para responder a essa pergunta, voltemos à “Cura de um leproso”, no evangelho segundo Marcos:
“Um leproso foi até ele, implorando-lhe de joelhos: “Se queres, tens o poder de purificar-me”. Irado, estendeu a mão, tocou-o e disse-lhe: “Eu quero, sê purificado”. E logo a lepra o deixou. E ficou purificado. Advertindo-o severamente, despediu-o logo, dizendo-lhe: “Não digas nada a ninguém: mas vai mostrar-te ao sacerdote e oferece por tua purificação o que Moisés prescreveu, para que lhes sirva de prova”. Ele, porém, assim que partiu, começou a proclamar ainda mais e a divulgar a notícia, de modo que Jesus já não podia entrar publicamente numa cidade: permanecia fora, em lugares desertos. E de toda parte vinham procurá-lo”. Marcos 1, 40-45
Já no Evangelho de João, temos também alguns trechos do milagre da multiplicação dos pães importantes para a resposta dessa pergunta: “Depois disso, passou Jesus para a outra margem do mar da Galileia ou de Tiberíades. Uma grande multidão o seguia, porque tinha visto os sinais que ele realizava nos doentes.” - João 6, 1-2.
“[...] Quando se saciaram, disse Jesus a seus discípulos: “Recolhei os pedaços que sobraram para que nada se perca”. Eles os recolheram e encheram doze cestos com os pedaços dos cinco pães de cevada deixados de sobra pelos que se alimentaram. Vendo o sinal que ele fizera, aqueles homens exclamavam: “Esse é, verdadeiramente, o profeta que deve vir ao mundo!”. Jesus, porém, sabendo que viriam buscá-lo para fazê-lo rei, refugiou-se de novo, sozinho, na montanha”. - João 6, 12-15.
Como visto acima nos trechos do evangelho, da mesma maneira que muitos hoje procuram a Deus somente para que Ele resolva seus problemas, naquele tempo, o povo procurava um messias para ser o salvador da pátria no sentido de resolver seus problemas e dar pão a todos. Isto é,