As manifestações do Espírito
Esta matéria tem o propósito de esclarecer e ensinar sobre os dons (ou manifestações) do Espírito, bem como nos apresentar aquilo que a Palavra declara a respeito da pessoa do Espírito Santo.
(1 Coríntios 12.1,31) - A respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes... Procurai, com zelo, os melhores dons.
A Pessoa do Espírito Santo
Se vamos conhecer as manifestações do Espírito, precisamos conhecer a pessoa do Espírito, que é aquele que opera os dons segundo a vontade de Deus.
O Espírito Santo não é uma força, nem uma influência, Ele é uma pessoa que deseja ter um relacionamento de comunhão e de intimidade conosco. Se quisermos realmente conhecer Deus, temos não só que conhecer o Pai e o Filho, mas também o Espírito Santo de uma forma real e pessoal. Embora um em essência, Deus é identificado em três Pessoas distintas e individuais. Cada pessoa da Divindade compartilha em tudo os atributos de Deus e tem uma função e personalidade definidas.
O Espírito Santo é Deus:
a. Ele é onisciente (sabe todas as coisas)
(1 Coríntios 2.9-10) - mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus.
b. Ele é onipresente (está em todos os lugares)
(Salmos 139.7-10) - Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas