Educação mediúnica
segunda parte - Capítulo V
Das manifestações físicas espontâneas
Ruídos, Barulhos E perturbações arremesso de objetos
Fenômenos de transporte
Este capítulo é uma continuação da análise do tema “Das Manifestações Espíritas” e trata especificamente das manifestações físicas espontâneas, sendo elas: ruídos, barulhos e perturbações; arremesso de objetos; fenômenos de transporte.
São fenômenos muito importantes e que precisam ser estudados com cuidado para que seja excluída qualquer possibilidade de ilusão ou mistificação.
Ruídos, barulhos e perturbações.
Estas são as manifestações mais simples e freqüentes e é preciso muito cuidado ao analisá-las, pois pode tratar-se de ilusão provocada por causas naturais (vento, animal, inseto, etc.) ou mesmo algum encarnado brincalhão.
Os ruídos espíritas são facilmente reconhecíveis e não confundidos porque possuem como características especiais a intensidade e o timbre variados (pancadas secas, ora surdas, fracas e leves, ora claras, distintas, às vezes retumbantes, mudam de lugar e se repetem sem nenhuma regularidade mecânica).
Um meio bastante eficaz para a verificação quanto à veracidade do fenômeno é a obediência dos ruídos à vontade de quem o observa, porém é importante saber q a desobediência nem sempre significa o contrário.
Quando comprovado tratar-se de uma manifestação espírita é importante que não lhes tenha medo, pois não incorre em perigo e sim uma maneira de chamar-nos a atenção e convencer-nos da presença de uma força superior ao homem, sendo mais raras quando as pessoas dispõem de meio regular e fácil de comunicação com os Espíritos e isso acontece.
Arremesso de objetos.
Arremesso de objetos é também um fenômeno de manifestação espírita espontânea. Tais manifestações ocorrem com certa freqüência e já há tempos. Muitas vezes ocorrem de fato e em outras se ouve o som, porém ao verificar-se tudo está em ordem, recomeçando logo que a pessoa abandona o local.
Exemplos: