o monte paschoal
Ao avistarem o primeiro ponto de terra, acreditaram se tratar de um monte, e por este motivo deram-lhe o nome de Monte Pascoal (monte da Páscoa), pois estes desembaracaram no Brasil durante a época da Páscoa. No dia 26 de Abril de 1500 foi celebrada, pois, a primeira missa no Brasil.
O local foi habitado pelos índios Tupinambás e em seguida pelos Pataxós, os quais sobreviviam do artesanato, da caça e da pesca. É um monte de 586m de altura, que está localizado em Itamaraju, no estado da Bahia, a 62km de Porto Seguro.
Em 29 de novembro de 1961, foi oficialmente criado o Parque Nacional do Monte Pascoal, o qual ainda hoje possui uma reserva indígena que abriga os índios Pataxós de cerca de 8.600 hectares. A área total do parque é de 22.500 hectares de terra cobertos pela mata Atlântica.
O relevo do terreno é caracterizado pela presença de bancos de recifes, depósitos de praia, planícies, colinas e pequenas serras de rochas cristalinas, tendo como vegetação predominante a Floresta Tropical Pluvial. Possui uma fauna diversificada, com espécies como a ariranha e o veado-campeiro, animais ameaçados de extinção, além de outros também raros como a preguiça de coleira, o guariba, a suçuarana, a onça, etc. Possui ainda aves como o urubu-rei, o macuco e o mutum. Do topo do monte pode-se avistar, de um lado, o oceano atlântico, e do outro a Serra do Itamaraju. O clima é tropical, apresentando uma temperatura média de 21ºC.
O principal acesso ao parque, que está aberto à visitação, se dá pela cidade de Itamaraju. As visitas podem acontecer das 7h às 18h, e é cobrada uma taxa para entrar. Além das trilhas que podem ser percorridas no parque, há a opção de conhecer a história do descobrimento do Brasil na ida ao centro de visitantes.
O objetivo do