O Modo de Vida Americano
Existe uma frase famosa que diz “imagem é tudo”. Na verdade, as imagens nos seduzem e formam desejos, não haveria o sistema que temos hoje sem uma fábrica de imagens. Hollywood é a fábrica que os americanos criaram para venderem uma imagem glamourosa e de poder. Através dos filmes americanos personalidades e mitos foram criados influenciando a cultura americana e posteriormente a cultura internacional. Nos filmes pós guerra, podemos perceber cenários belos e muito bem construídos, mulheres lindas, galãs e histórias contadas do jeito que lhes interessam. É o chamado modo de vida americano. A mensagem pregada pela fábrica de Hollywood é a de “como é bom viver nos EUA.
Um fato interessante dentro desta narrativa é uma cena do filme Gilda, onde a atriz protagonista refere-se aos Estados Unidos como “América” e o personagem argentino do filme diz que a Argentina também é “América”. Detalhes como esses, mostram como os americanos começam a formar uma cultura de dominação cultural pelo mundo e o inglês aos poucos vai se tornando uma língua obrigatória e confere status àqueles que a dominam. Os filmes de Hollywood ao longo dos anos pós guerra, vem formando hábitos de consumo e divulgando de forma massiva marcas publicitárias.
Como vivemos dentro de uma sociedade de controle a fábrica de imagem de Hollywood tem muita responsabilidade pelos padrões de comportamento que adotamos.
A Pop Art Nos anos do pós-guerra quando os holofotes das artes migraram do continente europeu para os Estados Unidos, o movimento pop surge como forma de popularizar a arte e comercializa- la em série como produtos eletrônicos e itens de supermercado.
Os artistas deste movimento buscaram inspiração na cultura de massas para criar suas obras de arte, aproximando-se e, ao mesmo tempo, criticando de forma irônica a vida cotidiana materialista e consumista. Andy Warhol, um dos expoentes desta geração, achava ultrapassado um artista