Teologia Doutrina de Deus
A Questão da Existência de Deus
A
Doutrina
de Deus
Deus
Universo
Criador e
Sustentador
de Todas as
Coisas
Como podemos saber que Deus existe? Seres criados
2
1
Como Podemos Saber que Deus Existe?
Como Podemos Saber que Deus Existe?
Primeira Resposta
Segunda Resposta
Todas as pessoas de qualquer lugar têm uma profunda intuição de que Deus existe, de que são criaturas de Deus e de que Deus e de que Ele é seu Criador.
Rm 1: 15-32;
Sl 14:1; Sl 53:1; Sl 10:3-4;
Ef 3:17; Fp 3:8, 10;
Cl 1:27;
Jo 14:23; Jo 5:26
1Pe 1:8
3
Além da consciência íntima de Deus, que dá claro testemunho do fato de que ele existe, encontramos claras evidências da sua existência nas Escrituras e na natureza.
Rm 1.20
At 14.17
Sl 19.1-2
4
1
18/04/2014
Os Quatro Argumentos Filosóficos da
Existência de Deus
Os Quatro Argumentos Filosóficos da
Existência de Deus
I
Cosmológico
(universo)
II
Teleológico
(teleos=fim)
Considera o fato de que toda coisa conhecida do universo tem uma causa. Portanto, arrazoa o argumento, o próprio universo deve também necessariamente ter uma causa, e a causa de universo tão grandioso só pode ser Deus.
Concentra-se na evidência da harmonia, da ordem e do planejamento no universo. Como o universo parece ter sido planejado com um propósito, deve necessariamente existir um Deus inteligente e determinado que o criou para funcionar assim.
III
Ontológico
(onto=ser)
IV
Moral
Parte da idéia de Deus, definido como um ser
“maior do que qualquer coisa que se possa imaginar”. Depois arrazoa que a característica da existência deve pertencer a tal ser, pois maior é existir que não existir.
Parte do senso humano do certo e do errado, e da necessidade da imposição da justiça, e raciocina que deve necessariamente existir um Deus que seja a fonte do certo e do errado e que vá algum dia impor a justiça a todas as pessoas.
5
Apesar Desses