O MITO CHAMADO “DÍZIMO
Doutrina anti-bíblica que está sendo levada aos fieis de maneira distorcida, por muitos pregadores.
dicionários da língua portuguesa:
Dízimo: A décima parte
Dízima: Contribuição ou imposto equivalente a décima parte dos rendimentos
ANTES DA LEI
(J.A) O DÍZIMO DE ABRAÃO - Gênesis 14.18-20 – Abraão deu o dízimo dos despojos da guerra ao Rei Melquisedeque, sacerdote do Deus altíssimo, e foi por ele abençoado.
(J.A) O DÍZIMO DE JACÓ - Gênesis 28.20-22 – Jacó fez um voto ao Senhor, prometendo-lhe dar o dízimo de tudo quanto ganhasse, se em sua jornada fosse por “Ele” protegido e abençoado (J.A.) Antes da Lei Mosaica, não é encontrado nenhuma ordenança de Deus instituindo o Dízimo. Menciona-se apenas em Genesis capitulo 14 e versículo 20, que Abraão dizimou espontaneamente e no capítulo 28 e versículo 22, que Jacó condicionando o seu dízimo diante de Deus: “...te darei se tu me retribuíres”. A conclusão óbvia é que se fosse mandamento de Deus o dízimo, antes da lei, estaria explicito no Pentateuco e Abraão teria dado por imposição de uma lei; e Jacó não condicionaria um dever vinculado a um mandamento imposto por Deus. Ora, uma lei é feita para ser cumprida e não questionada. Deus teria como rebelião a atitude de Jacó e um insulto ao seu mandamento. Insubordinado seria Jacó diante de Deus.
DURANTE A LEI
O dizimo surge como lei com a instituição da lei mosaica.
(J.A.) A lei de Moisés foi abolida pó Cristo (Hebreus 7.12,18, 19), o dízimo nunca foi dinheiro para os cofres das igrejas. Os dízimos aos levitas era exatamente dez por cento das colheitas dos grãos, dos frutos das árvores e dos animais que nasciam em um determinado período. Alimento destinado a suprir as necessidades dos levitas que não tinham parte nem herança na terra prometida. Vejamos:
(J.A.) Quando indagados por este prisma, os defensores do dizimo, por não terem mais, qualquer argumento, apelam para a divisão da lei: cerimonial e moral. E