O Milagre sobre as Abelhas no Qur an
Alimentai-vos de toda a classe de frutos e segui, humildemente, pelas sendas traçadas por vosso Senhor! Sai do seu abdômen um líquido de variegadas cores que constitui cura para os humanos. Nisto há sinal para os que refletem." (Alcorão 16:69)
Com o desenvolvimento das pesquisas técnicas nos últimos anos, foi possível detectar a composição do mel e a sua importância como fonte alimentar. Muitas revistas internacionais têm usado o mel como matéria de capa, outras foram mais longe ao prepararem questões adicionais para este alimento natural precioso. Vamos olhar mais detalhadamente este inacreditável nutriente, que é produzido por um pequeno inseto que Deus criou: o mel é composto de açúcares, como a glicose, frutose e minerais, como o magnésio, cálcio, sódio, cloro, enxofre, ferro e fosfato. Além destes, o mel tem as vitaminas B1, B2, C, B6, B5 e B3 e a concentração delas difere de acordo com as fontes de pólen e néctar. E mais: cobre, iodo, ferro e zinco existem em pequenas quantidades. Há também muitas espécies de hormônios que foram detectados em sua composição. "Durante a Conferência Mundial de Apicultura, realizada de 20 a 26 de setembro de 1993, na China, foram discutidos tratamentos com os derivados do mel, geléia real, pólen e "própolis" (resina da abelha), que tinham a capacidade de curar muitas doenças. Um médico romeno declarou que ele usava o mel para tratar pacientes com catarata e que 2002 de seus 2094 pacientes, se recuperaram completamente. Médicos poloneses também relataram curas de muitos pacientes com a resina da abelha. Atualmente, a apicultura e os produtos da abelha são uma fonte de pesquisa em países desenvolvidos." (Hurriyet Newspaper, 19/10/93)
Os cientistas concordam com o fato de que uma colher de mel é absolutamente benéfico para o corpo. Ele é facilmente digerível pelos estômagos mais sensíveis porque as moléculas de açúcar do mel se transformam em outros tipos de açúcares (frutose para glicose), apesar de sua