O milagre japones
Uma pergunta freqüente é: quanto do milagre pode ser atribuída à ocupação americana após a guerra? A resposta é um pouco complexo. A ocupação foi estabelecer as condições fundamentais da democracia constitucional e estabilidade sobre a qual os japoneses podem construir uma economia em tempos de paz bem-sucedido. Além disso, as autoridades de ocupação a certeza que a Constituição do pós-guerra do Japão, incluiu uma "cláusula de paz" que proibia a nação de desenvolver os meios para travar a guerra no futuro. Os militares dos EUA posteriormente disponibilizado um guarda de segurança para o Japão, que existe até hoje. Com o país protegida pelos militares dos EUA, desarmamento constitucional Japão impedido um orçamento de defesa importante do pós-guerra. Isso liberava recursos adicionais para o uso em mais investimentos produtivos.
Há, no entanto, um outro lado da história. Quando o general MacArthur desembarcaram no Japão em 1945, suas instruções de Washington estavam a concentrar-se sobre o desarmamento, e não o desenvolvimento econômico. Na verdade, suas ordens especificamente que os EUA não tinham nenhuma responsabilidade para a reabilitação da economia japonesa. Tanto os Estados Unidos ea Austrália forneceu algumas remessas de alimentos para evitar a fome nos primeiros anos, mas a própria economia era para ser "um problema japonês".
PNB produtiva do Japão recebeu um impulso de cerca de cinco por cento ao ano por causa do orçamento de defesa do país baixo. (Japão contribuiu com cerca de fundos para a presença dos EUA, eo país também mantém uma pequena Self Defense Force). Mas muitos países pobres receberam o benefício da proteção militar EUA durante os anos da Guerra Fria, e não se