Novas tecnologias (wireless)
O termo Wireless, em tradução livre, sem fio, nada mais é que do que qualquer tipo de conexão para transmissão de informações sem o uso de fios ou cabos. Deste modo, qualquer comunicação que há sem a existência de um fio ou um cabo caracteriza-se por uma conexão wireless. Podemos citar diversos meios de utilização da wireless, como a conexão existente entre a TV e o controle remoto, entre o celular e as torres das operadoras e até o rádio da polícia com as centrais de operação, entre outros exemplo. Confira também como funcionam as topologias de redes.
As redes wireless funcionam através de equipamentos que usam radiofreqüência, como a comunicação via ondas de rádio, usada por walkie-talkies, comunicação via satélite e comunicação via infravermelho, entre outros. Podemos simplificar a definição de Wireless como uma transferência de informação entre dois ou mais pontos que não estão conectados fisicamente, a distância pode ser curta, como acontece com o controle remoto da televisão, ou mesmo pode atingir milhões de quilômetros, no caso de transmissão de informações via satélites.
Cada vez mais as pessoas estão aderindo às redes sem fio por se tratar de uma tecnologia de fácil instalação e utilização. Uma wireless é composta por um grupo de sistemas conectados por tecnologia de rádio através do ar. Deste modo, na categoria de comunicação, é possível encontrar tecnologias como o Wi-fi, Infrared, Bluetooth e Wimax.
Como funciona?
O funcionamento de uma rede wireless é bastante simples, é necessária apenas a utilização de um aparelho chamado Acess Point, assim, ele transforma os dados da rede em ondas de rádio e o transmite por meio de antenas.
Quando nos referimos a aplicações, existem dois grupos: as chamadas aplicações indoor e aplicações outdoor. Assim sendo, se a rede precisa de comunicação entre dois ambientes, a comunicação é feita por uma aplicação outdoor. Diferentemente é o caso da