O milagre da mídia
Por isto na globalização, cada espaço transforma-se numa rede de relações sociais altamente complexa, e as diferentes culturas ficam cada vez mais entrelaçadas. No mundo todo, as culturas não ficam mais isoladas umas das outras, mas passam a sobrepor-se e a misturar-se.
Na nossa região isso não acontece de forma diferente. Os diferentes modos de vida se misturam gerando uma padronização no modo de ser e de agir. Tudo e todos são iguais ao “american way of life” e na mídia até sotaques regionais são substituídos pelo padrão globo de telejornalismo. Mas, em algumas regiões, principalmente no interior, existe uma resistência contra essa globalização. Aqui mesmo, em Passos, algumas comunidades ainda mantêm suas tradições de festas, principalmente católicas, guardam domingos, feriados e dias santificados. Ainda sobrevivem Folia de Reis, Congado, Reizado e etc., e a tradicional Festa de Nossa Senhora da Penha ainda atrai, todos os anos, centenas de fiéis. Fiéis estes, que todos os anos enfeitam as ruas de Passos para a passagem da Procissão de Corpus Christi. E ainda existem aqueles que lutam para resgatar e preservar a nossa história, como o projeto Sertões do Jacuhy. Que bom seria se tudo isso fosse preservado e passado de geração em geração. Se as pessoas aprendessem desde criança a valorizar a cultura de nossa cidade, de nosso país.
Mas infelizmente tudo isso está se perdendo, nossa cultura está sendo substituída pela cultura do Outro ou por cultura nenhuma. Nossos costumes estão se perdendo nos anos que vão passando e a globalização pouco a pouco toma conta do nosso modo de viver, da nossa