O mercador de veneza
Após pegar o dinheiro Bassânio e seus amigos vão à casa de Shylock buscar sua filha, Jéssica que apaixonada por um Cristão foge com eles para Belmonte com toda a fortuna de seu pai.
Ao Chegar ao seu destino Bassânio consegue se casar com Pórcia, mas recebe logo após uma carta de Antônio dizendo que não havia conseguido pagar sua divida e Shylock queria que se cumprisse o trato. Pórcia comovida com a história dá a Bassânio o dobro do dinheiro para que acerte a divida e diz a ele que volte para ajudar seu amigo.
Ao saírem Pórcia e Nerissa partem atrás deles, se disfarçam de homens se fazendo de juiz e ajudante. Mesmo sendo oferecido o dobro da quantia estipulada no contrato Shylock não aceita preferindo a carne de Antônio, Pórcia como juíza interfere dizendo que seja então concluído o trato, mas que Shylock não poderá tirar uma só gota de sangue de Antônio, caso contrario pagará com sua vida.
Shylock não aceita então tirar a carne de Antônio, é estipulado então que ele dê metade de todos os seus bens a Antônio e outra metade ao Estado para poupar sua vida, desolado ele diz que então tirem sua vida também. Antônio ao ser perguntado se estava de acordo diz que não quer sua metade do dinheiro, que o Estado pode ficar com a outra parte, mas que para isso Shylock deveria se converter ao Cristianismo, sem muita escolha ele aceita as condições.
No termino do julgamento Bassânio e Graciano vão agradecer ao Juiz e seu Ajudante dizendo que