O Mercador de Veneza: Uma nova concepção do Direito
DIREITO
Dayane de Souza Lage
Gabriele Lisboa Maia
O MERCADOR DE VENEZA : Uma nova concepção do Direito
Belo Horizonte 2014
Dayane de Souza Lage
Gabriele Lisboa
O MERCADOR DE VENEZA : Uma nova concepção do Direito
Trabalho apresentado como requisito parcial do primeiro período do curso de direito do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix juntamente com orientador : Professor Enio Biaggi.
Belo Horizonte
2014
Resumo
O presente trabalho aborda aspectos da obra: O mercador de Veneza, de William Shakespeare, desenvolvido pelo tema de Direito, Moral, Ética e Diretos Humanos e Fundamentais que compõem o primeiro semestre do curso de Direito do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. O trabalho foi dividido nas seguintes seções: Resumo, momento em que apresentamos os fatos mais importantes, a história do filme. A referência bibliográfica da obra, onde se encontra os dados do filme, onde a história se passou, ano de lançamento, duração e gênero. E por fim a resenha crítica da obra, onde são apresentados argumentos acerca do direito, da moral e da ética e dos direitos humanos e fundamentais. Fizemos aqui um breve comentário das ideias centrais do filme, procurando apontar as falhas jurídicas e o comportamento humano no filme, analisando cada uma delas e citando leis brasileiras atuais.
Palavras-chave: Moral, Direito, Ética, Direitos Humanos e Fundamentais
Introdução
O filme O Mercador de Veneza de William Shakespeare, conta a história de um mercador que faz um empréstimo para seu amigo de três mil ducados. Bassânio pedirá esse dinheiro emprestado ao seu amigo Antônio, mas como Antônio não o tinha, Bassânio pede para o judeu Shilock e leva