O mercado
1ºAs especializações foi levada de forma que os grupamentos humanos foram evoluindos gradativamente a vida nômade por formas mais sedentárias de organização social. Eles diversificaram suprimentos de bens e serviços: produtos destinados a alimentação e a proteção em relação ao meio ambiente. A divisão do trabalho surgiu através das diversidades de capacitações das pessoas e nações, em determinadas vocações, que conduz a especialização e a divisão social do trabalho. As trocas ocorreram por causa das capacitações pois cada um produziam um tipo de suprimentos ou de utensílios de trabalho o que fazia ocorrer as trocas entre si.
Benefícios: maior eficiência e ganhos de escalas.
2ºEscambo e a troca direta sem intervenção de instrumento monetário.
a) Os parceiros da troca, necessariamente, devem ter excedentes disponíveis e necessidades inversamente coincidentes. Porexemplo se um produtor produz uma quantidade alta de arroz e necessita de feijão, ele deve encontrar produtor que dispõem de um produto inverso de feijão e deseje exatamente de arroz, com isso eles entram em acordo e ocorre a relação de troca não havendo a intervenção de instrumentos monetários.
B)
3- Ela se torna um dos inconvenientes do escambo pelo fato de tornar mais complexa a questão da coincidência entre necessidades versus disponibilidade por haver um número maior de relações de trocas e o aumento das variedades de produtos.
4- a) * Eram relativamente raras.
*Atendiam as necessidades essenciais e comuns.
b) Porque eram trocas mais simples.
c)
d)*Homogeneidade
* divisibilidade.
5- Os sistemas monetários surgiram para preencher os requisitos da moeda: homogeneidade, inalterabilidade e indestrutibilidade, divisibilidade, transferibilidade, facilidade de manuseio e de transporte. Pois as mercadorias-moedas não preenchiam o que levou os antigos a formar os sistemas monetários baseados em metais.
6-Causa : Ter escassez do ouro e o aumento da produção de