O MERCADO, OS PREÇOS E A ELASTICIDADE
QUESTÕES DO TEXTO: O MERCADO, OS PREÇOS E A ELASTICIDADE.
1 - Quando acontece um deslocamento na curva de demanda?
Resposta: Mudanças na renda, nos preços dos bens substitutos e complementares e mudanças nos padrões de preferência provocarão deslocamentos da curva de demanda.
2. Quando ocorre movimento ao longo da curva de demanda? Resposta: Alteração no preço de produtos leva a uma mudança ao longo da curva de demanda.
3. Como se podem classificar os bens em função da reação da demanda, dada uma variação na receita?
Resposta: são divididos em Bens normais, Bens inferiores e Bens Complementares ou substitutos, sendo que os bens normais ainda possuem mais duas subdivisões que são os Bens de luxo e Bens de primeira necessidade.
4. Qual a diferença entre Bens normais e Bens substitutos?
Resposta: Complementares ou Substitutos são os bens que quando se aumenta o preço de um deles ocorre uma diminuição na demanda do outro. Em geral são os bens econômicos que devem ser combinados para satisfazer uma necessidade. Já o Bem Normal é aquele cuja quantidade demandada aumenta quando aumenta a renda.
5. Definir elasticidade de demanda.
Resposta: é uma medida que indica a sensibilidade da procura face às alterações no preço de um bem, mantendo todas as outras coisas constantes. A elasticidade da demanda permite ao empresário saber se, ao reduzir ou aumentar o preço de determinada porcentagem, a receita total aumentará, diminuirá ou permanecerá inalterada.
6. Como varia a receita total quando se reduz o preço de um bem cuja demanda é elástica? O que acontece se for inelástica?
Resposta: A diminuição do preço numa demanda elástica provoca um aumento mais que proporcional na quantidade demandada, o que faz com que a receita total aumente. Já na inelástica, ocorre o inverso, uma diminuição de preço provoca um aumento menos do que proporcional na quantidade demandada, o que faz com que a receita total diminua.
7. O que