O menino de pijama listrado
Quando Bruno chega, um dia, da escola ele descobre que a família está de mudança por causa do pai que recebeu uma missão do Fúria num lugar distante. Bruno não quer mudar de Berlim, ele adora aquela casa. Da janela de seu quarto, ele consegue ver as barraquinhas de frutas e as outras casas da redondezas, além de explorar todos os cantos de lá. Mas nada do que ele diz convence ninguém de que mudar é algo muito errado a se fazer. E eles vão parar numa casa cercada por uma floresta, onde da janela do quarto do garoto agora é possível ver uma cerca e vários homens andando lá dentro.
Gretel é um caso perdido e o relacionamento dela e Bruno é o típico entre um irmão mais novo e irmã mais velha. A garota tem uma consciência maior sobre o que acontece ao seu redor e não quer ser uma criança como o irmão. Principalmente quando o tenente Kotler está por perto. É com ela que Bruno vê sobre a janela de seu quarto a cerca. Eles observam as pessoas no campo com a sensação de que algo não está certo. Pensam se tratar apenas de fazendeiros, agricultores. Mas onde estão os animais e por que o solo é tão seco? O fato daquelas pessoas usarem o mesmo conjunto de roupas listradas é uma visão deslumbrante para Bruno.
Shmuel, um menino com pijama listrado. Enquanto a Bruno é permitido ser uma criança normal, na medida do que pode ser considerado normal à época, Shmuel tem uma noção maior, embora não completa, da realidade