O mapeamento da realidade educacional através da pesquisa
[1]Elza Araújo da Silva
RESUMO
O Brasil é formado por um povo, descendentes de várias raças, como é o caso do manauara, que está inserido em uma mistura ainda mais complexa. Com tantas variedades culturais, e uma política historicamente desvalorizadora da educação, levou a população a um retardamento educacional; sendo a escola a principal fonte onde o indivíduo obterá os conhecimentos necessários para uma compreensão das realidades sociais, econômicas e culturais, tendo a baixa qualidade do ensino mostrando um quadro desconcertante da educação no nosso município, expressa pelas dificuldades encontradas no sistema como: problemas de indisciplina na sala de aula, má formação dos profissionais, estruturas que são muitas vezes inadequadas, remuneração insatisfatória, evasão escolar, repetência, violência etc. etc. etc.
Palavra – Chave: Desvalorização Educacional. Cultura. Professor x Aluno. Realidade Escolar.
Este texto tem como intenção fazer uma reflexão sobre a realidade ocorrida no contexto escolar, trazendo alguns fatos que possam servir como base para o entendimento da problemática e para a compreensão da realidade educacional vivida pelos docentes e discentes no meio educacional.
A REALIDADE EDUCACIONAL
A educação formal no Brasil surgiu com os jesuítas em uma época que a igreja detinha o poder, porém com todo o conhecimento adquirido ao longo do tempo, não houve o interesse de transmiti-lo em sua totalidade, uma luta que vem sendo travada por décadas, com uma série de insucessos. Baseando-se em pesquisas bibliográficas, verificou-se que esses “problemas” estão presentes no cotidiano escolar há muito tempo, muitas propostas tem sido colocada a prova de pessoas que estão no poder representando desejos e anseios de um povo, mas que não atendem as necessidades básicas. Torna-se evidente, ainda mais se voltarmos os olhares para a escola pública, as dificuldades e