diagnostico social na area de educaçao
1. INTRODUÇÂO
A demanda por informações sociais e demográficas para a formulação de políticas públicas municipais no país tem sido crescente na última década, no contexto da descentralização administrativa e tributária em favor dos municípios e da institucionalização do processo de planejamento público em âmbito local determinado pela Constituição de 1988. Diversos municípios de médios e grandes portes passaram a solicitar com maior frequência uma série de indicadores sociodemográficos às agências estatísticas, empresas de consultoria e outras instituições ligadas ao planejamento público (JANNUZZI, 2002).
É cada vez mais evidente a importância dos indicadores sociais no processo de gestão, tendo em vista que, os mesmos procuram retratar um aspecto da realidade social. A utilização de indicadores sociais tornou-se imprescindível, uma vez que se configuram em uma ferramenta operacional para o monitoramento da realidade social do país ou região para fins de formulação e reformulação de políticas públicas. Os indicadores sociais proporcionariam subsídios para implantações de políticas sociais em países desenvolvidos e subdesenvolvidos.
Os indicadores sociais servem para subsidiar as atividades de planejamento público, formulação e avaliação de políticas sociais nas diferentes esferas de governo, possibilitam que o poder público e a sociedade civil monitorem as condições de vida e bem-estar da população e permitem aprofundamento da investigação acadêmica sobre a mudança social e sobre os determinantes dos diferentes